sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Limpeza no Sistema de Arrefecimento do Celta

Introdução

Olá, pessoal do canal! Tudo bem com vocês? No vídeo de hoje, vamos falar sobre a limpeza no sistema de arrefecimento do Celta. A situação está complicada, mas vamos deixar tudo perfeito. Se você está curtindo o vídeo, não se esqueça de deixar um like e se inscrever no canal. Acompanhe, pois essa limpeza vai deixar o Celta em perfeito estado.

Troca do Fluido de Arrefecimento no CrossFox

Antes de falarmos sobre a limpeza no sistema de arrefecimento do Celta, é importante mencionar que o procedimento é diferente da troca do fluido de arrefecimento no CrossFox. Quando comprei o CrossFox, o sistema já estava com aditivo e limpo. A cada ano, eu troco todo o líquido e coloco um novo. Já fiz esse procedimento três vezes em três anos. Se você quiser conferir os vídeos, deixarei o link abaixo. Porém, no Celta, a situação é bem diferente.

O Sistema Está Sujo

No Celta, a conversa não é tão simples. O sistema está completamente sujo, a situação não está legal. Mas, ao comprar o carro, eu já sabia disso. Olhem a sujeira que sai dali, está feio. A água está preta. Então, vou fazer uma limpeza no sistema, colocar aditivo novo, trocar a tampa rachada e o reservatório. Vamos deixar o sistema no padrão de fábrica, pois do jeito que está, está um desleixo. Para me ajudar nessa tarefa, comprei um kit com o reservatório, a tampa, o limpador de radiador, um aditivo concentrado e duas águas mineralizadas. Esse kit custou R$ 140. Além disso, tenho à minha disposição mais uma água desmineralizada e metade de um aditivo concentrado que sobrou de outra limpeza que fiz em outro carro. Então, vou usar esse kit para fazer uma limpeza completa no Celta.

O Procedimento de Limpeza

O procedimento de limpeza do sistema de arrefecimento do Celta é um pouco diferente. Vou dar uma breve explicação inicial antes de ligar o motor, pois o áudio pode ficar ruim. Vou ligar o motor do carro e deixar a mangueira de retorno abaixo do reservatório. A água da rede vai entrar na boca do reservatório e vou fazer isso até a água começar a sair limpa. Depois disso, conecto novamente a mangueira, coloco a tampa e deixo o motor aquecer até a ventoinha ligar. Isso é necessário para que a válvula termostática abra e tire toda a água que está dentro do motor, inclusive na parte de bloco. Após desligar a ventoinha, tiro novamente a mangueirinha com cuidado e abro a tampa. É importante fazer isso com o motor desligado para evitar acidentes. Vamos repetir esse procedimento até sair água limpa.

Adição do Limpa Radiador

Agora que a água está saindo limpa, é hora de adicionar o produto limpador de radiador. É só adicioná-lo conforme as instruções da embalagem. O ideal é que o produto preencha o nível máximo do reservatório. Vamos colocar a tampa e deixar o motor funcionar por 30 minutos. Durante esse tempo, é importante ficar de olho para garantir que tudo está ocorrendo conforme o esperado.

Escoamento da Água e Adição do Produto de Limpeza

Após os 30 minutos, é hora de esgotar a água e o produto que foi adicionado. O objetivo agora é remover toda a sujeira do sistema. Vamos observar a água saindo, que já está bem suja. Em seguida, vamos completar com água desmineralizada até atingir o nível mínimo. Agora, vamos adicionar o produto de limpeza novamente, respeitando as proporções recomendadas. Vamos esperar a ventoinha ligar mais uma vez para garantir que tudo foi removido.

Última Etapa: Água Limpa e Reservatório Novo

Após todo o processo de limpeza, vamos conectar novamente a mangueira de retorno e adicionar água desmineralizada e aditivo. Vamos completar até a água começar a sair limpa pela mangueira de retorno. Quando isso acontecer, vamos deixar o motor funcionar por mais alguns minutos. Após esse processo, vamos desligar o carro e trocar o reservatório antigo por um novo. O reservatório antigo estava com vazamento na tampa e no bocal. Vamos utilizar uma chave de 8 mm para remover o parafuso que fixa o reservatório e substituí-lo por um novo. A diferença entre um reservatório novo e um velho é impressionante. Agora, o sistema está pronto para funcionar perfeitamente.

Considerações Finais

É importante ressaltar que, ao fazer a limpeza do sistema de arrefecimento em um carro que não rodava com aditivo, podem surgir problemas futuros. A sujeira do sistema pode obstruir alguns componentes, como a bomba d'água, a válvula termostática, os canos de água e o radiador. No entanto, isso não deve ser motivo para evitar a limpeza. O ideal é fazer a limpeza, colocar aditivo e, ao longo do tempo, substituir as peças que apresentarem problemas. O motor não foi projetado para funcionar sem aditivo, pois isso pode causar danos. É importante manter o carro em bom estado para garantir a segurança e evitar problemas futuros.

Conclusão

No final das contas, a limpeza no sistema de arrefecimento do Celta ficou perfeita. Com a troca do reservatório e a adição do aditivo, o carro está em ótimas condições. Pequenos detalhes como esses valorizam o veículo e proporcionam mais segurança ao dirigir. Lembre-se de que a manutenção adequada é essencial para um bom funcionamento do motor. Espero que tenham gostado do vídeo. Não se esqueçam de deixar o seu like, se inscrever no canal e até os próximos vídeos. Até mais!

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